Doença Renal Crônica (DRC)

 em Blog

A DRC é uma doença que vai comprometendo aos poucos a capacidade dos rins funcionarem. Ela é mais comum em cães e gatos idosos mas, pode acontecer em animais jovens também.

A DRC é uma afecção frequentemente diagnosticada em cães e gatos, com prevalência de 0,5 a 7% e 1,6 a 20%, respectivamente; é uma das doenças mais comuns na espécie felina. Para o melhor entendimento da abordagem clínica da DRC, segundo os estágios de evolução, desde 2006, foi proposta uma nova terminologia pela IRIS (International Renal Interest Society), pois é uma doença de caráter progressivo, e a disfunção renal é proporcional à gravidade da doença, assim como o seu prognóstico.

Assim, é de suma importância a diferenciação entre os estágios da DRC para se estabelecer condutas terapêuticas, a fim de melhorar a qualidade de vida, retardar a progressão da doença, aumentar a expectativa de vida e reduzir as complicações inerentes a sua evolução .(1)


Muitos casos de insuficiência renal crônica tem origem idiopática, ou não tem causa específica, além do processo normal de envelhecimento do cão e do gato. Em alguns casos, sabe-se que os seguintes problemas podem causar a enfermidade, doença renal hereditária e congênita, dentro disso, gatos que sejam suspeitos de predisposição genética para o desenvolvimento de doença renal não devem ser cruzados;  nefrotoxinas, ou toxinas renais, hipercalcemia, ou alta dosagem de cálcio no sangue, glomerulonefrite, ou inflamação das estruturas internas do rim, pielonefrite, ou infecção renal, rins policisticos, pedras nos rins, obstrução urinária crônica, certos medicamentos; e linfoma, que é um tipo de câncer. Além desses fatores, a doença periodontal, doenças auto-imunes, a hipertensão arterial e os hematozoários atuam fortemente na deterioração dos rins levando à casos de insuficiência renal crônica (2)
Gatos adultos e idosos devem ser monitorados para a detecção de sintomas anormais e devem receber atenção médica caso surjam sinais clínicos. (2)


Se seu animal estiver com DRC, você vai perceber sintomas como cansaço, perda de peso e perda de apetite, vômitos, diarreia, ingestão de agua de lugares pouco habituais, aumento da frequência urinaria, feridas na boca e na língua, mal hálito e fraqueza.


Caso você tenha observado alguns sintomas, o ideal é procurar seu veterinário para que o mesmo possa avaliar e aí solicitar alguns exames complementares que vão ajudar a diagnosticar se realmente é uma doença renal. A partir daí entrar com o tratamento que melhor se adeque para cada animal.
Esse tratamento pode ser desde mudanças alimentares até procedimentos ambulatoriais como aplicação de soro e medicamentos.
Em alguns casos se mais graves, há a indicação de internação para controle de sintomas e hemodiálise inclusive em outros casos.

Referencias
1 http://www.scielo.br/pdf/cr/2010nahead/a741cr3532.pdf
2 http://www.renalvet.com.br/Especialidade/Nefrologia

Postagens Recentes